ITA Fórum de Arbitragem Latino-americana

ITA Fórum de Arbitragem Latino-americana

ITAFOR é uma base de dados idealizada pelo ITA (Institute for Transnational Arbitration), em parceria com a ALARB (Asociación Latinoamericana de Arbitraje) e o CBAr (Comitê Brasileiro de Arbitragem), para promover debates acerca da Arbitragem e outros meios alternativos de resolução de controvérsias (ADRs) relevantes para a América Latina. Como banco de dados, é fácil de usar e está disponível para todas as pessoas que possuam e-mail.

As assinaturas são gratuitas.

Para utilizar a base de dados, basta enviar um e-mail para o listserv, e a mensagem é enviada automaticamente para todos os assinantes.

A fim de garantir a qualidade, a discussão informal e o respeito por todos, os participantes devem conformar-se com as diretrizes publicadas no site do ITAFOR. Caso esteja interessado em participar, siga o link: http://www.cailaw.org/Institute-for-Transnational-Arbitration/publications/itafor-listserv-portugues.html

*O ITA reserva-se o direito de, após o primeiro ano de funcionamento do ITAFOR, discutir com seus parceiros a eventual cobrança pela assinatura)

 

ANUNCIANDO O LANÇAMENTO DO FÓRUM DE ARBITRAGEM
LATINO-AMERICANA DO ITA

O ‘Institute for Transational Arbitration’ (ITA), a Associação Latino-americana de Arbitragem (ALARB) e o Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) têm o prazer de anunciar o lançamento do novo Fórum de Arbitragem Latino-Americana para discussão online de uma série de questões legais relevantes relativas à arbitragem de disputas na América Latina.

O Fórum de Arbitragem Latino-Americana do ITA (ITAFOR) proporciona uma plataforma para discussão informada de temas importantes do dia. O fórum se concentrará em temas da atualidade, questões práticas e novos desenvolvimentos. O ITAFOR não pretende se dedicar exclusivamente a longas exposições acadêmicas ou debates.

As discussões no ITAFOR serão moderadas por uma equipe de especialistas em arbitragem de primeiro nível. Estamos felizes em anunciar que Fernando Cantuarias, Eduardo Damião Gonçalves, Francisco Gonzalez de Cossio, Cliff Hendel e Elsa Ortega, cujas biografias completas podem ser consultadas no site da ITAFOR (www.cailaw.org/Institute-for-Transnational-Arbitration/publications/itafor-listserv.html), aceitaram moderar o Fórum. Como a maioria dos leitores sabe, trata-se de profissionais relevantes no mundo da arbitragem: especialistas conhecidos e que refletem acerca dos problemas que afetam a arbitragem, liderando uma variedade de organizações e esforços relacionados com a arbitragem.

O ITAFOR, ademais, oferecerá comentários oportunos de um distinto grupo de colaboradores, também identificados no site do ITAFOR (site do ITAFOR), sobre temas de interesse atual para a comunidade arbitral. O ITAFOR conta com o apoio de várias instituições de arbitragem na América Latina e Espanha, também identificadas no site do ITAFOR (site do ITAFOR).

Apesar dos moderadores e colaboradores poderem sugerir temas atuais para a discussão, o êxito do Fórum depende, em última instância, de outro grupo: os usuários. O ITAFOR foi concebido mediante o entendimento de que a arbitragem é um campo prático e jurídico com grande dinamismo regional e que atrai líderes profissionais e pensadores, os quais, através de um bom meio de comunicação e troca, poderiam enriquecer ainda mais e melhorar a arbitragem como um meio de resolução de controvérsias em toda a região – sobretudo aprendendo uns com os outros. A magnitude dessa contribuição à arbitragem dependerá dos aportes dos advogados e de outros participantes no campo da arbitragem que lidam com os problemas da área.

Tendo isso em mente, o ITAFOR se encontra aberto aos comentários de qualquer pessoa que tenha uma contribuição positiva ou pergunta. Apesar de ter sido concebido principalmente para as comunidades jurídicas legais de idiomas espanhol e português, os participantes do ITAFOR também poderão enviar mensagens em inglês.

As contribuições para o Fórum deverão ser concisas e não devem ser acompanhadas de extensas citações legais. Idealmente, as contribuições devem se concentrar em novos desenvolvimentos (como nova legislação ou jurisprudência), práticas atuais e problemas da atualidade. As contribuições não deverão exceder mais de 3 ou 4 parágrafos.

Os anúncios (como aqueles relacionados às próximas conferências) não estão autorizados sem a prévia autorização dos moderadores do ITAFOR. Do mesmo modo, os anúncios profissionais (como o de novos sócios ou de novos escritórios) não são permitidos.

Para maiores informações sobre o ITAFOR, basta clicar aqui. Para inscrever-se no ITAFOR, basta clicar aqui.

Contamos com seu interesse em contribuir, e ficaremos gratos com sua opinião acerca desse serviço. Não hesite em entrar em contato conosco, com os moderadores do ITAFOR ou com o diretor do ITA, David Winn, sobre qualquer sugestão que possa vir a ter.

 

Cordialmente,

José Astigarraga
Presidente, Iniciativa das
Américas do ITA
Guido S. Tawil
Presidente, ALARB
Lauro Gama, Jr.
Presidente, CBAr